sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Clareamento Dental Funciona ?

A odontologia atual, desenvolveu a técnica de alterar a cor do dente sem causar quaisquer danos às estruturas dentárias, internas ou externas. O clareamento dos dentes é hoje uma necessidade para conquistar um padrão de beleza requerido pela sociedade ocidental. O que antes era pouco levado em consideração, hoje já é motivo de atenção dos outros. O clareamento dental funciona muito bem e de forma muito segura, a seguir alguns detalhes e curiosidades sobre essa técnica muito procurada nos consultórios odontológicos.

Untitled1

A técnica do clareamento dental é realizada com um produto à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40%, no consultório e 3 a 16% no uso pelo próprio paciente. Basicamente, o funcionamento do clareamento se dá através de moléculas oxidantes (liberadores de oxigênio) que penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando o oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas e escurecimentos.
O clareamento atua somente em tecidos dentais, não clareando próteses e restaurações. Após o clareamento talvez seja necessária a troca destas restaurações ou próteses. Outra dificuldade são os dentes com pigmentação decorrente da idade. Os dentes com pigmentação intrínseca por fluorose ou tetraciclina, não conseguem atingir resultados homogêneos devido a diferença do matiz nos diversos terços dentais. O paciente que apresenta fraturas dentais, trincas, exposição dentinária e radicular ou restaurações antigas pode desenvolver uma sensibilidade passageira.
Desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV, supermercados ou farmácias, evitando assim, que o agente clareador tenha contato com áreas erradas e de forma inadequada (com estruturas como a gengiva), o clareamento atingirá ótimos resultados de maneira duradoura e eficaz.

Captura de Tela 2013 10 18 às 12 45 33

Alguns cuidados básicos são importantes para que o processo de clareamento ocorra da melhor forma possível. A seguir algumas recomendações a serem seguidas:

• Evitar alimentos e bebidas com corantes: café, vinho tinto, Coca-Cola, molho de tomate, chocolate, molho shoyu etc.
• Evitar bebidas ácidas como limão e laranja.
• Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados.
• Evitar fumar pelo menos por duas horas após a sessão de clareamento no consultório ou a retirada das placas de clareamento.
• Não emprestar o produto para outras pessoas.

A Higiene Oral na Gravidez.

A gravidez é um momento muito emocionante e muito movimentado. Existem muitas mudanças acontecendo no corpo da futura mamãe e a boca não é exceção. Uma boa higiene bucal é extremamente importante durante a gravidez porque o aumento dos níveis hormonais durante a gravidez pode causar problemas dentários ou intensificar os já existentes, caso das pessoas com problemas gengivais.


Um dos problemas dentários mais comuns associados com a gravidez é uma condição conhecida como gengivite gravídica, que normalmente ocorre durante o primeiro trimestre de gravidez mas pode se estender até o oitavo. Os sintomas desse tipo de ocorrência geralmente são o sangramento e o inchaço das gengivas.


Uma boa saúde bucal durante a gravidez também pode ser importante para o seu feto. Alguns trabalhos científicos recentes, relacionam diretamente a doença periodontal a casos de parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer.
A seguir algumas dicas que podem ajuda-la a manter a saúde bucal em ordem durante a gravidez.


  • Visite seu dentista para check-ups regulares e limpezas. Esta é a melhor maneira de se certificar de que você está mantendo uma boa higiene oral.
  • Escovar os dentes corretamente, pelo menos, duas vezes por dia para remover a placa. Uma boa dica é usar escovas com cerdas mais macias, elas irão evitar que você cause ferimentos na linha gengival que já esta mais sensível devido à gravidez.
  • Use o fio dental diariamente ! O fio dental irá remover a placa bacteriana nos espaços entre os dentes onde a escova não alcança.
  • Escove ou raspe a língua diariamente ( mesmo que acabe por dar um pouco de enjoo) para ajudar a remover bactérias que acabam ficando ali.
  • Coma refeições nutritivas e lanches saudáveis.
  • Agora que você sabe o que fazer para proteger a sua saúde oral, sente, relaxe e desfrute deste momento tão lindo em sua vida.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Usar fio dental: Chega de desculpas!

As pessoas têm todo o tipo de desculpas para não usar o fio dental. Mas existem maneiras simples de usar fio dental que derrubam cada uma das desculpas mais comuns. Os dentistas ouvem todo o tipo de desculpas para não usar o fio dental. No entanto, eles insistem que existem soluções simples para praticamente tudo.





Desculpa # 1: Alimentos não ficam presos entre os meus dentes,  então eu não preciso usar o fio dental.


O uso do fio dental não é somente para a remoção de restos de comida, é principalmente para a remoção de placa bacteriana, o complexo ecossistema de bactérias que se forma na superfície dos dentes entre as limpezas. A placa é o que causa a cárie dentária, inflamação das gengivas (gengivite), doença periodontal e, eventualmente, a perda do dente. Fio dental é a única forma eficaz de remover a placa bacteriana entre os dentes.

Desculpa # 2: Eu não sei como usar o fio dental. O fio dental não é fácil.


Mas a prática leva à perfeição. Basicamente este seria o processo de como usar fio dental:

  • Comece com cerca de 20 centímetros de fio dental.
  • Enrole a maior parte ao redor do dedo do meio de um lado, o restante em torno do outro dedo médio.
  • Segure firmemente o fio dental entre os polegares e indicadores, e use um movimento suave de engraxate para guiá-lo entre os dentes. Quando o fio atinge a linha da gengiva, forma uma forma de C para seguir os contornos do dente. Segure firmemente o fio dental contra o dente, e passe o fio dental suavemente para cima e para baixo.
  • Repita com o outro dente e, em seguida, repita todo o processo com o resto de seus dentes, "desenrolando" pedaços novos de fio dental na sequência.



Desculpa # 3: Dói e sangra quando eu uso o fio dental.


Se o uso de fio dental provoca dor ou sangramento gengival, as probabilidades são que você tem gengivite ou doença gengival - precisamente as condições para as quais uso do fio dental é benéfico. "Uso do fio dental não deve ser uma experiência dolorosa, mas parar o uso por causa de sangramento (ou dor) é exatamente o oposto do que você deva fazer ! A boa notícia? Com o uso diário, a dor da gengiva e o sangramento devem parar dentro de uma semana ou duas. Se persistir, consulte um dentista.

Desculpa # 4: Meus dentes são muito juntos e é difícil passar o fio dental.

Se fios normais não funcionam para os seus dentes, você pode tentar usar fio dental encerado ou fio feito do super-escorregadio politetrafluoretileno. Se o espaçamento entre os dentes varia (ou se você tem recessão gengival significativa), fios do tipo "Superfloss" podem ser uma boa aposta. Eles começam finos para os espaços estreitos e depois alargam para limpar entre os dentes que são mais espaçados. Se você está tendo dificuldades para encontrar um fio ou limpador interdental correto, o seu dentista pode ser oferecer orientação - e podem até oferecer amostras grátis.

Desculpa # 5: O fio se rasga todo.


Em muitos casos, o fio quebrado ou rasgado é causado por uma cárie entre os dentes ou um problema com algum trabalho odontológico - muitas vezes um tipo de preenchimento ou coroa fraturada ou mal adaptada. Consulte o seu dentista.

Desculpa # 6: Eu tenho próteses  que fazem  o uso do fio dental impossível.


Tente os passa-fio. Estas agulhas de nylon tornam mais fácil para posicionar o fio por baixo da prótese ou aparelho ortodôntico.





quarta-feira, 8 de maio de 2013

Como escolher uma escova de dentes.


Você não deve subestimar a importância de uma boa higiene oral - não só para a saúde dental, mas para o seu bem-estar geral. Por exemplo, a doença periodontal é um fator de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas e diabetes. A partir do momento que somos jovens, somos ensinados que o uso de uma escova de dentes regularmente é uma das melhores maneiras de manter os nossos dentes e gengivas saudáveis. Mas qual é a melhor escova de dentes?

Dicas gerais para a escolha de uma escova de dentes.

Existem certas características que você deve procurar em qualquer escova de dentes que você escolher.



Tamanho. A melhor cabeça da escova para você deve permitir o fácil acesso a todas as superfícies dos seus dentes. Para a maioria dos adultos, a escova de cabeça pequena, será o mais fácil de usar e mais eficaz. Embora existam escovas de cabeças maiores disponíveis, você pode achar que é difícil manobrá-los para limpar certas áreas difíceis de alcançar, como os lados e fundos de seus molares (dentes do fundo). A escova de dentes deve ter um cabo longo o suficiente para que você possa segurá-la confortavelmente em sua mão.

Variedade de cerdas. Quando você vai comprar uma escova de dentes, poderá escolher uma escova de dentes com cerdas suaves, médias ou duras. Para a grande maioria das pessoas, uma escova de dentes de cerdas macias será a escolha mais confortável e mais segura. Dependendo de quão vigorosamente você escova os dentes, escovas de cerdas duras podem ferir a gengiva e danificar a superfície radicular e o esmalte do dente. Para ainda mais proteção, certifique-se que as cerdas da escova de dentes que você selecionar tem as pontas arredondadas.



Indicação de seu dentista. A melhor pessoa para lhe indicar uma escova de dentes ideal para você é o seu cirurgião-dentista, ele conhece todas as suas necessidades particulares de higiene bucal. Pacientes que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias e implantes, necessitam de cuidados específicos com escovas de uso próprio para cada finalidade.

Portanto, a melhor escova para você vai ser a que você se sente mais confortável em utilizar e corretamente indicada para as suas necessidades de higiene bucal.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Cirurgião-Dentista Como Gestor de Saúde

Antigamente, as pessoas estavam acostumadas com o médico de família, aquele médico que conhecia o histórico de saúde da todos, tratava de duas ou três gerações seguidas de uma mesma família. Hoje isso acabou, os convênios tomaram conta de praticamente todas as áreas da medicina, passar com o mesmo médico mais de uma vez seguida, muitas vezes nem é possível.
Na odontologia, isso ainda não acontece (embora há pouco tempo tenham tentado fazer isso com aquelas mega clínicas que faliram) e o dentista ainda pode ser comparado como o médico de família de antigamente, ainda conseguimos acompanhar um paciente por praticamente toda a sua vida e ainda assistir esse paciente trazer os filhos e os netos para tratarmos. 
É por isso que posso afirmar que o dentista teve, tem e ainda terá por muito tempo a função de gestor de saúde de seus pacientes, não só na odontologia, mas também nas áreas correlatas, afinal podemos fazer o diagnóstico precoce de muitas doenças  antes delas apresentarem sintomas mais evidentes, como sempre dizemos, a saúde começa pela boca !  E aproveite para tratar bem a sua saúde, visite regularmente o seu dentista.

smile

Grande abraço e até a próxima !

Novo Site Áurea Odontologia.


O nosso novo site já esta no ar, com as principais informações sobre a Áurea Odontologia, agora, nossos pacientes, amigos e parceiros terão mais um canal direto de contato conosco. Em breve teremos novas áreas e muito mais conteúdo da mais moderna odontologia.

Abraços a todos ! 

SIte áurea odontologia