sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Clareamento Dental Funciona ?

A odontologia atual, desenvolveu a técnica de alterar a cor do dente sem causar quaisquer danos às estruturas dentárias, internas ou externas. O clareamento dos dentes é hoje uma necessidade para conquistar um padrão de beleza requerido pela sociedade ocidental. O que antes era pouco levado em consideração, hoje já é motivo de atenção dos outros. O clareamento dental funciona muito bem e de forma muito segura, a seguir alguns detalhes e curiosidades sobre essa técnica muito procurada nos consultórios odontológicos.

Untitled1

A técnica do clareamento dental é realizada com um produto à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40%, no consultório e 3 a 16% no uso pelo próprio paciente. Basicamente, o funcionamento do clareamento se dá através de moléculas oxidantes (liberadores de oxigênio) que penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando o oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas e escurecimentos.
O clareamento atua somente em tecidos dentais, não clareando próteses e restaurações. Após o clareamento talvez seja necessária a troca destas restaurações ou próteses. Outra dificuldade são os dentes com pigmentação decorrente da idade. Os dentes com pigmentação intrínseca por fluorose ou tetraciclina, não conseguem atingir resultados homogêneos devido a diferença do matiz nos diversos terços dentais. O paciente que apresenta fraturas dentais, trincas, exposição dentinária e radicular ou restaurações antigas pode desenvolver uma sensibilidade passageira.
Desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV, supermercados ou farmácias, evitando assim, que o agente clareador tenha contato com áreas erradas e de forma inadequada (com estruturas como a gengiva), o clareamento atingirá ótimos resultados de maneira duradoura e eficaz.

Captura de Tela 2013 10 18 às 12 45 33

Alguns cuidados básicos são importantes para que o processo de clareamento ocorra da melhor forma possível. A seguir algumas recomendações a serem seguidas:

• Evitar alimentos e bebidas com corantes: café, vinho tinto, Coca-Cola, molho de tomate, chocolate, molho shoyu etc.
• Evitar bebidas ácidas como limão e laranja.
• Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados.
• Evitar fumar pelo menos por duas horas após a sessão de clareamento no consultório ou a retirada das placas de clareamento.
• Não emprestar o produto para outras pessoas.

A Higiene Oral na Gravidez.

A gravidez é um momento muito emocionante e muito movimentado. Existem muitas mudanças acontecendo no corpo da futura mamãe e a boca não é exceção. Uma boa higiene bucal é extremamente importante durante a gravidez porque o aumento dos níveis hormonais durante a gravidez pode causar problemas dentários ou intensificar os já existentes, caso das pessoas com problemas gengivais.


Um dos problemas dentários mais comuns associados com a gravidez é uma condição conhecida como gengivite gravídica, que normalmente ocorre durante o primeiro trimestre de gravidez mas pode se estender até o oitavo. Os sintomas desse tipo de ocorrência geralmente são o sangramento e o inchaço das gengivas.


Uma boa saúde bucal durante a gravidez também pode ser importante para o seu feto. Alguns trabalhos científicos recentes, relacionam diretamente a doença periodontal a casos de parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer.
A seguir algumas dicas que podem ajuda-la a manter a saúde bucal em ordem durante a gravidez.


  • Visite seu dentista para check-ups regulares e limpezas. Esta é a melhor maneira de se certificar de que você está mantendo uma boa higiene oral.
  • Escovar os dentes corretamente, pelo menos, duas vezes por dia para remover a placa. Uma boa dica é usar escovas com cerdas mais macias, elas irão evitar que você cause ferimentos na linha gengival que já esta mais sensível devido à gravidez.
  • Use o fio dental diariamente ! O fio dental irá remover a placa bacteriana nos espaços entre os dentes onde a escova não alcança.
  • Escove ou raspe a língua diariamente ( mesmo que acabe por dar um pouco de enjoo) para ajudar a remover bactérias que acabam ficando ali.
  • Coma refeições nutritivas e lanches saudáveis.
  • Agora que você sabe o que fazer para proteger a sua saúde oral, sente, relaxe e desfrute deste momento tão lindo em sua vida.