A odontologia atual, desenvolveu a técnica de alterar a cor do dente sem causar quaisquer danos às estruturas dentárias, internas ou externas. O clareamento dos dentes é hoje uma necessidade para conquistar um padrão de beleza requerido pela sociedade ocidental. O que antes era pouco levado em consideração, hoje já é motivo de atenção dos outros. O clareamento dental funciona muito bem e de forma muito segura, a seguir alguns detalhes e curiosidades sobre essa técnica muito procurada nos consultórios odontológicos.
A técnica do clareamento dental é realizada com um produto à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40%, no consultório e 3 a 16% no uso pelo próprio paciente. Basicamente, o funcionamento do clareamento se dá através de moléculas oxidantes (liberadores de oxigênio) que penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando o oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas e escurecimentos.
O clareamento atua somente em tecidos dentais, não clareando próteses e restaurações. Após o clareamento talvez seja necessária a troca destas restaurações ou próteses. Outra dificuldade são os dentes com pigmentação decorrente da idade. Os dentes com pigmentação intrínseca por fluorose ou tetraciclina, não conseguem atingir resultados homogêneos devido a diferença do matiz nos diversos terços dentais. O paciente que apresenta fraturas dentais, trincas, exposição dentinária e radicular ou restaurações antigas pode desenvolver uma sensibilidade passageira.
Desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV, supermercados ou farmácias, evitando assim, que o agente clareador tenha contato com áreas erradas e de forma inadequada (com estruturas como a gengiva), o clareamento atingirá ótimos resultados de maneira duradoura e eficaz.
Alguns cuidados básicos são importantes para que o processo de clareamento ocorra da melhor forma possível. A seguir algumas recomendações a serem seguidas:
• Evitar alimentos e bebidas com corantes: café, vinho tinto, Coca-Cola, molho de tomate, chocolate, molho shoyu etc.
• Evitar bebidas ácidas como limão e laranja.
• Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados.
• Evitar fumar pelo menos por duas horas após a sessão de clareamento no consultório ou a retirada das placas de clareamento.
• Não emprestar o produto para outras pessoas.